domingo, 24 de fevereiro de 2013

Dicas para quarto pequeno - parte 1

Faz alguns dias que a minha irmã foi morar em Natal e eu fiquei com o quarto só pra mim. Desde antes dela ter ido embora eu tenho investido na arrumação dele e ando buscando novas ideias de como organizá-lo, já que ele é muito pequeno.

Meu quarto tem mais ou menos 2,7m x 3,5m e é quase um desafio mantê-lo sempre organizado devido a quantidade de coisas que tem nele, quantidade esta que não é grande, mas é mais do que suficiente para ocupar todo o seu espaço.

Depois de anos vivendo em um quarto minúsculo, eu elaborei um post que será dividido em duas parte para dar algumas dicas de coisas que podemos fazer para aproveitar melhor o nosso espaço. Isso serve também para as pessoas que, apesar de terem um quarto grande, estão sempre lutando contra a falta de organização.

Aproveite bem...

as paredes: Luzes, quadros, livros, mimos e todas essas coisas que a gente costuma colocar em cima da mesa podem ser muito melhor organizadas em prateleiras ou penduradas na parede. No meu quarto, abri espaço para o computador colocando a minha TV na parede de frente para a cama. Em lojas de móveis e equipamentos elétricos você encontra suportes para tvs de lcd por um preço médio de 40 a 100 reais. Cabides de madeira ou de ferro são muito úteis para pendurar coisas que a gente usa no dia-a-dia, como pijamas, cintos, meias, bolsas e chapéus. Mas evite deixar tudo acumulado porque pode dar um ar de desleixo. Dependendo do que for pendurado, pode até servir como decoração do quarto.


em cima do guarda-roupa e embaixo da cama: esses são ótimos lugares para guardar coisas grandes, como bolsas de viagem, por exemplo. Mas, para que nada se estrague nem suje com a poeira, é bom guardar dentro de uma sacola de plástico ou de pano. Dá pra guardar coisas pouco úteis como calçados e roupas de festa também, esses você pode guardar dentro de caixas de madeira ou de plástico, de preferência com alguma entrada de ar para a peça não ficar com cheiro de mofo.



o espaço do seu guarda-roupa ou cômoda: se no seu guarda-roupa tiver muitos compartimentos como prateleiras e gavetas, aproveite-os para guardas cosméticos, acessórios e coisas como secador e pranchinha. Use a parte de cima, o maleiro, para guardar lençóis e toalhas. O mesmo vale se você tiver uma cômoda. Aproveite a parte de cima para colocar também eletrônicos como televisão, som, notebook etc. Se puder, reserve a ultima gaveta da cômoda ou alguma parte do guarda-roupa para guardar calçados e bolsas. Pode parecer estranho, mas é muito mais fácil de organizar do que em caixas ou embaixo da cama. Falarei mais sobre a organização do guarda-roupa após o segundo post "Dicas para quarto pequeno".


o teto: isso mesmo, o teto do seu quarto pode servir de maleiro onde você pode guardar não só suas malas de viagem, mas também lençóis, redes e coisas que você pouco usa como roupas de frio -se a sua cidade, assim como a minha, for muito quente- e calçados de festa. Essa ideia é menos acessível, já que é preciso um projeto inteiro e um dinheirinho para fazer os suportes na parte superior, mas se você estiver planejando um projeto para o seu quarto ou coisa do tipo, é uma ideia muito boa e dá até um estilo diferente para o quarto.

Agora a última dica, mas uma das mais importantes: sempre que tiver um tempo livre, dê uma geral no seu quarto. Organize os seus pertences, não deixe suas coisas espalhadas na cama nem no chão, separe tudo o que você não usa mais e dê a alguém ou jogue fora e abra espaço para outras coisas. Quando eu troquei meu guarda-roupa achei que ia ter que me desfazer de metade da minha roupa porque o meu antigo guarda roupa era bem maior do que o novo. Mas a minha surpresa foi ver que, na verdade, eu não ia precisar me desfazer de roupa nenhuma, eu só tive que rebolar metade das tralhas que eu guardava que de maneira alguma me eram úteis. Coisas como embalagens de presentes antigos, brinquedos, urso de pelúcia, maquiagem velha... tudo isso eu guardava no meu guarda-roupa. Quando dei fim a tudo isso, o guarda-roupa novo pareceu até maior do que o antigo.

5 comentários:

  1. Que post incrível, cheio de dicas boas. Meu quarto é pequeno e já faz um tempo que quero fazer algumas modificações, vou usar demais essas dicas. Beijos

    http://www.detudoumtanto.com
    http://www.facebook.com/detudoumtanto

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do post, Mariana. Muito mesmo. Também estou em busca de redecorar o meu quarto, mas fica bem mais complicado porque ainda divido quarto com minha irmã kkkk Daí já viu, né? Mas eu gostei bastante de como o seu ficou e está ficando.

    Bjs bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica da prateleira e da caixa para os sapatos!

    Beijo!
    www.oh-myfashionblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas! Meu quarto é de um tamanho médio, mas anda tão bagunçado que parece pequeno. Mas organização sempre ajuda, né? :)

    Amei seu blog, to seguindo. ^^

    ResponderExcluir
  5. Acabei de me mudar pra um apartamento novo, o quarto é bem pequenininho, mas como é uma república não sei se tenho "liberdade" para fazer umas modificações meio "radicais"... A decoração desses quartos são um amor, tão limpas e delicadas, adorei o suporte feito com uma escada antiga! Incrível a infinidade de formas para reutilizar determinados objetos! Fico feliz que você tenha voltado pra blogsfera, estava com saudade de seus posts!

    Beijos =*

    Ps: Também fiquei me perguntando se o Holden, de O Apanhador no Campo de Centeio era bonito ou feio, mas não sei, me encantei tanto por seu psicológico que não consigo imaginá-lo feio.

    ResponderExcluir