quarta-feira, 27 de junho de 2012

É que eu gosto do anonimato

Quando comecei o meu primeiro blog não era uma preocupação muito grande o que as pessoas iriam achar dele porque, afinal, ninguém sequer saberia da sua existência. Quando fiz o meu quinto ou sexto blog, não lembro direito, e o primeiro e único até hoje que durou mais de um ano, fui descoberta por uma amiga da escola e esta acabou divulgando para alguns colegas. De início isso não me encabulou muito, continuei postando normalmente, sem nenhuma restrição. Até que um dia uma outra amiga me fez um elogio a respeito do meu então blog. Foi legal, até divertido, saber que alguém gostou de algo que eu fiz, mas de repente me bateu um certo desconforto, mas eu deixei passar. Alguns dias depois, vieram novamente me falar sobre o meu blog, e de novo, de novo... Até que eu me vi completamente incomodada com toda aquela fama. Comecei a notar que o meu espaço, antes privado, estava se tornando público, quero dizer, ele sempre foi público, mas antes era desconhecido por todos e agora pessoas, algumas para as quais eu havia escrito "indiretas" no blog, estavam não só sabendo da sua existência, mas seguindo e até mesmo comentando nele. De imediato me senti impedida de postar sobre qualquer coisa que eu quisesse. Várias restrições começaram a surgir. Fulana poderia se ofender com isso. Ciclana não vai gostar daquilo. Ou seja, o que era um blog 100% pessoal se tornou um jornalzinho onde as principais manchetes eram os meus pensamentos mais íntimos.

Passei um tempo sem postar nada até que achei a solução para o meu problema: mudei a url do meu blog. De volta ao anonimato. Voltei a postar sobre tudo o que eu queria, e a expressar as minhas opiniões como eu bem entendia. Mas em um belo dia chegam novamente para comentar sobre o meu blog: "Por que você mudou o link do seu blog?" Enfrureci-me.

Ponto. Acaba aqui o meu relato.

Eu sei que ao criar um blog o esperado é que muitas pessoas estejam háptas a lê-lo, afinal, na internet nada é privado. Mas o que não me contenta é saber que pessoas com as quais eu convivo estão tendo livre acesso aos meus pensamentos. É diferente quando alguém que mora do outro lado do país lê um texto pessoal seu e quando uma pessoa que senta do seu lado na sala de aula lê. Eu criei esse blog, assim como todos os outros, não foi para ficar famosa nem ganhar presentes. Eu o criei simplesmente porque é bom poder contar o que está acontecendo na minha vida e saber que de certa forma tem alguém me "ouvindo". Não pensem que eu sou uma pessoa solitária e sem amigos, não é isso. Mas certos pensamentos eu quero guardar pra mim, mas eu sei que guardar não vai me fazer bem. Então, eu venho ao blog e expresso tudo a minha maneira. E saber que pessoas que estão diretamente ligadas a esses sentimentos estão dando conta disso... Enfim, pode até parecer bobagem, mas eu sou muito tímida e mais ainda sou insegura. Prefiro me manter no anonimato e desfrutar das vantagens que este oferece. 

10 comentários:

  1. Sei bem como é isso, sabe Mari? Refiz meu blog e meu perfil e só mostrei para 3 amigas minhas que gostam de ler as coisas que escrevo, mas, de resto, é realmente difícil. Tive desavenças com uma menina ano passado e a mesma visitava meu blog todo santo dia e escrevia indiretas pra mim no twitter e fui ficando cada vez mais sentida, sentia-me péssimo. Foi bem tenso, principalmente me desfazer do meu antigo blog que já estava tendo bastante feedback das leitoras, mas pode crer que agora estou bem melhor.

    Beijo!

    (Que graça, você é de Mossoró. Sempre passo minhas férias de Dezembro/Janeiro por aí ou por Tibau por causa da minha família)

    ResponderExcluir
  2. Eu também. Mas sei como não é isso que sempre acontece... resolvi ignorar. Só que realmente, estou de poucas palavras. É difícil escrever quando você tem consciência de que alguém com ligação direta tem acesso a ele. I Know That Feel, Bro. rs

    ResponderExcluir
  3. Olá! Não me sinto muito a vontade com pessoas da ~vida real~ lendo meu blog também. Já precisei camuflar algumas coisas pra poder escrever sobre o que acontecia, por saber que estava ali, podendo ser acessado por alguem que não devia.
    Acho isso beeem chato :/
    Beijos!
    qualquerlink.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Tá aí uma coisa que me deixa completamente sem jeito, quando alguém vem comentar sobre algo que escrevi no blog diretamente comigo, pessoalmente, quero dizer. Às vezes é como se ela tivesse entrado escondido no meu quarto, vasculhado minhas coisas, achado meu diário e o tivesse lido por completo, depois, com a maior cara de pau, tivesse vindo falar sobre ele comigo. Não consigo sentir como se fosse algo normal. Beijo, Mari. :*

    ResponderExcluir
  5. Ah eu te entendo, fico toda encabulada quando algum conhecido sabe do meu blog e já leu ele, mesmo com alguns elogios, me sinto incomodada com algumas pessoas meio 'íntimas' lendo meu blog, não sei o que é também, mas não gosto muuito disso.

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  6. Acho que está é uma situação comum a todos os blogueiros, eu tmb passo por isso, por sempre postar coisas bagaceiras no blog e falar de uma forma descontraída, quando alguem do estágio descobre o blog, nossa quero morrer...mas fazer o que o blog acaba sendo um escape da chata realidade do dia-a-dia e precisamos disso..sempre...
    ________________________________________
    http://anteontemmusical.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Concordo contigo. Existe o lado bom em não ter nome real no meio virtual. E me sinto um pouco desconfortável ao saber que pessoas que conheço (até mesmo você kkk) estão lendo o que as vezes é o mais íntimo no meu coração. Mas não sei. Estou deixando as coisas acontecerem e espero que tudo isso me leve pra um caminho agradável. E espero isso pra você também.

    ResponderExcluir
  8. Está acontecendo isso comigo, sabe? Não que eu dê muitas indiretas no meu blog e fico com receio de que leiam. Eu não gosto muito que leiam o que eu penso realmente. O blog é uma forma de escape, onde gosto de contar meus pensamentos e ideias e às vezes é chato as pessoas ficarem falando dele o tempo todo. Mas foi meio que culpa minha, acabei divulgando no facebook e começaram a acessar. Hoje eu sinto que minha vida é praticamente pública, até pensei em fazer um blog anônimo, mas acho que gosto demais do meu blog para abandoná-lo. Não quero me dedicar a outro.

    ResponderExcluir
  9. Concordo contigo. O primeiro blog que criei foi o cumulo do anonimato, apenas uma amiga tinha acesso. Com o meu segundo e permanente blog, cresceu o número de seguidores e também o de cobrança. No primeiro eu postava quando eu queria, sobre o que eu queria, da forma que eu queria. Sinceramente, o anonimato não é tão ruim, além do me deixar mais livre para dizer o que pensava e sentia.

    Cris Sanlim
    Bibliotecando com a Cris

    ResponderExcluir
  10. "Mas o que não me contenta é saber que pessoas com as quais eu convivo estão tendo livre acesso aos meus pensamentos. É diferente quando alguém que mora do outro lado do país lê um texto pessoal seu e quando uma pessoa que senta do seu lado na sala de aula lê."
    Nossa, conheço exatamente esse sentimento! Moro em cidade pequena, onde meio que todo mundo conhece todo mundo. Sempre que alguém (que não é meu amigo) fala algo sobre meu blog fico meio sem graça, não me agrada isso, mas ainda assim tento ignorar esse desconforto e continuar escrevendo. É meio chato ter que tomar cuidado pra falar certas coisas, mas eu sempre quis manter um só blog, sem ficar mudando sempre.

    Gostei muito do blog =] bj

    ResponderExcluir