terça-feira, 31 de julho de 2012

Vamos amar mais e falar menos bost*?



Uma pergunta rápida, porém não tão fácil de responder (para alguns): qual o problema em amar?

Pensem à vontade. Podem continuar pensando. Só continuem a ler quando pensarem bem, não quero que o meu texto influêncie na resposta de vocês.

Já pensaram? Pois bem. Quero saber quantos responderam para si mesmo "o amor machuca"? Quantos responderam "nunca amo quem me ama"? Quantos responderam "não há nada de errado em amar"?

Não mintam pra mim, sei que muitos responderam algo parecido com as duas primeiras sugestões. Sei disso porque é o que eu vejo todos os dias no facebook, no twitter, nos textos sofridos de blogs alheios... Sei disso porque já vi que as pessoas não sabem mais o que é o amor e acabam o confundindo com algo que faz sofrer, que atrapalha, que atormenta. Gente, isso não é amor! Não vou dizer pra vocês que amor é um paraíso, é uma flor rosa desabrochando... nada disso. Não tem nada a ver com o pôr-do-sol na praia, borboletas no estômago. O nome disso é ilusão. Não quero dar uma aula aqui sobre o que é amor nem o que se sente quando está amando. É só que, as pessoas gostam muito de desprezar o amor, chamam de amor qualquer friozinho na barriga e quando isso passa ficam jogando a culpa no pobre do coração - ou cérebro, se você é do tipo que vive pela razão. Mas no fundo todo mundo sabe que é só a ilusão, porque o amor não dura três dias, uma semana, também não vou dizer que é eterno, porque amor, apesar de não acabar, ele desgasta - isso é assunto pra outro post -, mas antes disso ele nos deixa uma lição, uma marca, uma inspiração. Alguma coisa boa.

Crianças, adolescentes, mulheres e homens também, não se ama na balada. Não existe amor a primeira vista. Não existe essa de "quem eu quero não me quer", o nome disso é falta de amor, amor-próprio. E isso nos leva a outro tópico, amor não se sente só pelo namorado. Eu amo os meus pais, eu amo a minha irmã, eu amo os meus amigos. E antes de tudo, eu me amo. Essas são provas de que o amor não é algo ruim e que te deixa deprimida, pelo contrário, é algo que te levanta e que te faz ter vontade de seguir em frente. Mas, é claro, sempre têm uma maçã podre e é essa maçã que estraga toda as outras da cesta. A pessoa se desilude porque o(a) paquerinha - como diria a minha mãe - a despreza e a partir disso passa a achar que o amor vai ser a mesma baixaria pro resto da vida. Gente, me poupem! De verdade. Estão menosprezando demais o amor. Algumas pessoas falam que não amam porque não querem sofrer - não sabem nem o que é sofrer. PQP. Desculpem-me a expressão, mas to cansando desse negócio de "amor de mentira", "amor que faz doer". Vão amar de verdade que é melhor. Vão amar seus pais que te deram a vida e fazem de tudo pra que você tenha o melhor. Vão amar os seus amigos que estão sempre ao seu lado. Vão amar a vida e amar o simples fato de você ter a capacidade de sentir amor. Quando você entender isso, ai sim você volta a postar frases "de amor" no facebook. Mas antes disso, vamos amar mais e falar menos bosta. Gostou da ideia?

5 comentários:

  1. Texto bem forte, não tenho minha opinião igual a sua, sou bem pessimista também, igual a maioria das pessoas, mas como você disse uma maça podre estraga todas as outras

    ResponderExcluir
  2. Vou usar uma expressão que a galera usa aqui na cidade. "conhece" kkkkk. Está certíssima Mari. Texto ótimo. E eu me encaixo nas pessoas que não pensaram em umas das 3 alternativas de respostas que é mais comum. Sério. As pessoas pensam muito em amor como se amor só estivesse relacionado a um casal, sei lá. Acho que quando a gente se ama sim, e ama o que temos de bom aqui perto, pequenas coisas, boas pessoas, ai conseguimos ter uma visão melhor e mais saudável. E sobre essas pessoas que vivem postando essas coisinhas nas redes sociais, tenho abuso, pois acho que na verdade tá faltando é amor nelas mesmo, mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Sabe de uma coisa, Mariana? Esse foi um dos melhores (se não o melhor) posts que já li por aqui. De verdade. Tenho extrema AGONIA de gente que só sabe falar das feridas que o amor causa. Não! Não é assim mesmo não! O amor nos traz VIDA. Quem machuca são AS PESSOAS. Mas NINGUÉM está livre de sofrer por causa DE QUEM AMA. Amar não dói. Tenho certeza que você fica super voando-com-os-pés-no-chão (sim, nas nuvens não dá certo) quando está com José. E é em momentos assim que a gente vê O QUE É o amor, mas não sabemos descrever.

    ResponderExcluir
  4. Amar é complicado, é uma mistura de felicidade e sofrimento ao mesmo tempo. Mas na minha opinião, sempre vale a pena no final, mesmo que a experiência tenha terminado da forma que a gente esperava!
    Bj

    http://suicide-queen.com

    ResponderExcluir
  5. A verdade é que o ser humano não sabe amar. E não falo só do amor romântico, falo do amor fraternal também.
    Essa é a dura e cruel verdade.

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir