quinta-feira, 22 de março de 2012

Essa tal liberdade

"Muitos jovens seguiam tendências ao vestir, falar, se comportar. Não eram independentes. Ser diferente do grupo gerava angústia. Não tinham um estilo próprio, eram controlados pelo marketing amplamente pulverizado no tecido social. Alguns jovens não apenas seguiam tendências, mas odiavam quem não se enquadrasse no míope mundo dos seus preconceitos." trecho do livro O vendedor de sonhos e a revolução dos anônimos. 

O que vem a ser liberdade? De acordo com o dicionário Luft, liberdade é: 1. Condição de livre. 2. Direito de decidir e agir segundo a sua própria vontade; livre-arbítrio. (...) 6. Procedimento livre contra as convenções sociais.

A liberdade tem a ver com a minha opinião sem o dedo da sociedade. É o meu querer contra o de todos. Não pensem que ser livre é poder chegar a hora que quiser em casa ou poder esbanjar luxúria nas melhores lojas da cidade. Ser livre vai muito além disso. Ser livre é poder se impor e não ter medo da reação dos demais. É criticar e não ser criticado por isso. É poder sair por ai vestido de palhaço e não ser tachado como tal.

Não somos livres.

Pra começar temos um governo que nos impõe regras, nos diz o que devemos fazer. Vivemos em uma sociedade onde um depende do outro para sobreviver. Somos julgados pelo que vestimos, não podemos pensar diferente sem sermos descriminados por isso.

Não somos livres. Nem podemos ser.

Se tenho um gosto diferente não me encaixo no grupo dos "normais". Pensar é para os "fracos", os "fortes" agem por impulso. É o que dizem. Não posso entender os dois lados, mudar de opinião, serei sem personalidade. Ser amável com as pessoas e tentar se relacionar bem com elas é coisa de gente falsa. Ser livre é ser louco.

Até que ponto somos livres? Se nos privam de fazer algo que queremos, somos livres mesmo assim? E se nos impedem de sermos nós mesmos, somos livre?


Texto meio bagunçado, mas é 100% espontâneo. Só a minha opinião sobre certas coisas. Uma indireta pra certas pessoas...

3 comentários:

  1. Também acho que não somos livres, mesmo aqueles que pensam ser e insistem que voce tem que ser exatamente como eles, por que se não você é uma aberraçao social, passei muito tempo da minha vida com medo de expor minhas opiniões com medo do que as pessoas pensariam de mim, que tipo de vida era essa? Mas enfim comecei a me libertar das amarras sociais. Por isso vivo do jeito que bem entendo, detesto essas pessoas que vivem botando rotulo em tudo, vamos viver e ser feliz, vamos ser livres.

    Beijos
    Obrigado pelo comentario na resenha de Desventuras em série, achei seu blog lindo parabéns.

    sobremimemeumundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Liberdade é algo bastante cobiçado, mas na minha opinião, é algo pouco conhecido. São poucos os que podem dizer "Eu sou livre" de modo com que a frase soe verdadeira. Assim como você falou, liberdade não é chegar na hora desejada em casa ou esbanjar lúxuria nas melhores lojas da cidade; pelo contrário. Eu sonho no dia em que os "rótulos" impostos pela sociedade acabem e enfim, possamos ser livres.
    Amei sua crônica. E sim, aceito parceria. Já vou te linkar lá, ok?
    beijos, uma ótima semana!
    the-mandie.blogspot.com

    ResponderExcluir