quinta-feira, 15 de março de 2012

O menino do pijama listrado - John Boyne



Bruno se vê obrigado a se mudar de sua mansão de cinco andares em Berlim e abandonar os seus três melhores amigos da vida toda para ir morar em uma casa de apenas três andares em Haja-Vista, um lugar pavoroso onde Bruno nunca desejou estar. Depois de tanto procurar algo de bom em Haja-Vista, Bruno conhece Shmuel, um garoto que vive do outro lado da cerca que separa Bruno e a sua família dos judeus.

O livro não só tem a ver com um fato histórico que ocorreu a anos atrás, trata-se mais da amizade entre Bruno e Shmuel, que por simples fatos como o de terem nascido no mesmo dia, tornam-se amigos independentemente das suas diferenças, tranformando a Segunda Guerra Mundial e tudo que esta envolve em plano de fundo.

Mesmo sentindo um certo ódio da ingenuidade de Bruno e da sua traição, me comovi com os desejos da criança de poder brincar com o seu novo amigo. Me comovi pois ele era apenas uma criança que não sabia de nada e achava que sabia de tudo. Pensava que seu pai era um herói quando na verdade era o vilão da história do seu melhor amigo. Quanto a Shmuel, não consegui não sentir pena dele. Sempre que ele aparecia com o rosto marcado, eu chorava. Vê-lo ficar cada dia mais magro e cinza me entristecia. E até senti o mesmo ódio pelos soldados que ele sentia.


Não gosto de fazer resenhas de livros e também acho que não o faço muito bem. Os comentários acima são apenas opiniões minhas a respeito do livro que, a propósito, eu amei. 

4 comentários:

  1. eu nunca li, deve ser bem legal o livro, principalmente porque fala de crianças e suas inocencias

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li (2), mas se fala sobre a Segunda Guerra Mundial, vou lá correndo agora!!! Esses livros sempre me emocionam ao extremo... Principalmente quando contados sob o ponto de vista de uma criança.

    Foi mal o sumiço, comecei outra faculdade, só agora estou com tempo. Um beijo! http://biacentrismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li... já me falaram sobre ele, mas me parece ser um livro de drama (me corrija se eu estiver errada, rs). E bem, sou mole demais para livros assim e preferi ignorar, rs..

    ResponderExcluir
  4. Morro de vontade de ler esse livro, e só não o fiz ainda porque não o encontrei, seja na biblioteca ou como e-book para download. No entanto, me emocionei apenas com a sua resenha e tenho certeza que terminaria de lê-lo aos prantos. Beijinhos! ;*

    ResponderExcluir