sexta-feira, 9 de março de 2012

Livros para quem está aprendendo a ler

Eu gosto muito de ler. Desde pequena tenho o costume de ler os mais variados tipos de livro, nunca me prendi a um gênero, a um autor ou à época em que o livro foi escrito. Porém, eu tenho um namorado que odeia ler. Odeia e morre de preguiça. Mas no ultimo natal eu o presenteei com um livro que, creio eu, todo mundo já ouviu falar: O menino do pijama listrado. Pois bem, essa semana eu pedi a ele o livro emprestado, já que eu estou sem livros novos e estou precisando muito ler algo que não seja os TDs da escola. Comecei a lê-lo ontem e notei que o livro tem uma linguagem bem simples e é bem pequeno, perfeito pra quem não tem costume de ler. E a partir dai foi que me veio à cabeça a ideia de um post-dica sobre livros para quem está aprendendo a ler. Aprendendo não no sentido de juntar as sílabas e soletrar, me refiro à leitura. Pessoas que estão aprendendo a se interessar pela leitura. Algumas dicas:

Não precisa ser um livro de 900 páginas: creio eu que a maioria das pessoas que não gostam de ler, na verdade, tem preguiça, por isso a primeira dica é: escolha um livro de 100 ou 200 páginas, em média. Se tem algum livro que você tem vontade de ler, mas tem preguiça porque é muito extenso, procure a versão econômica, ela conta a mesma história que conta na versão original, porém, em bem menos páginas. Assim você não demora dias pra ler e não cansa muito.

Comece com livros simples: já que você não tem o costume de ler, eu recomendo que comece com algo no estilo de Pedro Bandeira, Meg Cabot, J.K. Rolling. Esses autores têm livros que usam uma linguagem bem simples e moderna, o que torna a leitura mais divertida e facilita o seu entendimento.

Procure algo que te agrade: vou contra o ditado popular que diz "não julgue um livro pela capa". Procure na livraria algo que chame a sua atenção. Não adianta pegar um livro só porque alguém disse que é bom se antes mesmo de começar a lê-lo você já perdeu o interesse. Procure algo que fale sobre coisas que você gosta, pode ser uma história que se passa em um lugar que você gostaria de ir, ou sobre uma vida que você gostaria de ter. Sempre leia a sinopse antes e se despertar o seu interesse, leia-o.

Livros que eu recomendo para quem está aprendendo a ler:


Alguns tem bem mais do que 200 páginas, mas são apenas dicas, então achei que seria bom colocá-los.

Existem muitos outros livros ótimos, mas coloquei apenas os que eu já li. Procure novas indicações com seus amigos, familiares e mande ver. Você não precisa comprar todos os livros, você também pode baixá-los (o que eu não recomendo muito porque cansa a vista, mas...), pedir emprestado ou alugar em alguma biblioteca. Só não diga que não lê porque não tem livros.

Quem tiver dicas de bons livros, não só para iniciantes, cite nos comentários. Estou precisando muito comprar novos livros.

4 comentários:

  1. Também adoro ler, é bom mesmo, como se fosse uma terapia né? Não li O menino do pijama listrado, mas assisti o filme, que nunca é a mesma coisa do livro, mas mesmo assim é uma historia tocante. Um dos que eu mais gostei de ler foi o Diário de uma paixão, é lindo.
    Ah, obrigada pelo comentário no meu blog, meio estranho falar ' meu blog ' kkk mas sim, vou sempre me esforçar para manter ele atualizado, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ler é uma das minhas paixões. Aqui em casa sou a pessoa quem mais se interessou pela leitura, acabei enfluênciando minha irmã mais nova a gostar também, mas o resto da minha familia ninguém gosta, as vezes leiam alguma coisa por obrigação, ou por estudo.
    Mas entre os livros que vc citou o que mais indico para os iniciantes é o Harry Potter. A pessoa tem que ter um pouco de coragem pra ler, pois o livro não é pouquinho e já tem os filmes. Mas quando vc lê, dificilmente irá querer parar. é muito booom!
    Agora os livros que indico a vc, olha são alguns uns dos meus preferidos: A menina que roubava livro, Diário de uma Paixão, O Diário de Anne Frank, O Pequeno Príncipe, Marley & Eu, Melancia, A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken, TODOS os livros do Nicholas Sparks, Três Metros Acima do Céu, Sou louco por você...Esses são os unicos que lembrei agora!

    Beijoooos, até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro quando me dão dicas de livros. Sou muito viciada e, como tenho poucos livros, fico sempre procurando novas dicas pra procurar na biblioteca ou pedir emprestado.

      Excluir
  3. Há um tempo (quando eu não era viciada em ler!haha), eu juro que procurei um post que falasse exatamente disso!!
    Pois na época, eu não tinha muito ânimo pra leitura, e queria dicas de livros para "iniciantes"! Acho isso muito válido!Tomara que incentive outras pessoas! =D
    Bom, impossível não indicar "Diário de uma Paixão"! Rsrs! E bom, como eu estou começando com meu vício, vou te indicar o livro que me fez a maníaca por livros que sou hoje rs:"A Cidade do Sol". Acho que vc já deve ter lido, mas fica a dica pra quem nunca leu! =D
    Bjss e achei muto lindo aqui!*--*

    www.umtoquepravoce.blogsppot.com

    ResponderExcluir